23.1 C
Imperatriz
domingo, janeiro 29, 2023
spot_img
InícioAssinanteComércio vai poder funcionar normalmente em jogos do Brasil na Copa 2022

Comércio vai poder funcionar normalmente em jogos do Brasil na Copa 2022

Faltando quatro dias para começar a Copa do Mundo 2022, o Sindicato do Comércio Varejista do Maranhão do Sul (Sindicom) informa que as lojas poderão abrir normalmente nos dias dos jogos do Brasil. 

Segundo o sindicato, as empresas também poderão liberar seus funcionários, sendo uma decisão a critério de cada loja. 

O Sidicom afirma que os funcionários podem ser liberados 30 minutos antes do jogo e voltarem as suas atividades 30 minutos após o jogo, ou a empresa pode disponibilizar televisores para os colaboradores assistirem as partidas em que o Brasil, que são nos dias 24, 28 e 02 de dezembro. 

Em pronunciamento: 

O SINDICOM, informa aos seus representados que não há na legislação do trabalho ou em Convenção Coletiva, qualquer autorização de folga ou previsão de feriado em dias de jogos da seleção brasileira, bem como não irá estabelecer regras especiais em Termo Aditivo para a Copa do Mundo de Futebol de 2022.

Portanto, o comercio varejista, poderá funcionar em horário normal nos dias e horários dos jogos da seleção brasileira.

Entretanto, em razão da importância cultural que o evento esportivo tem para os brasileiros, e priorizando o bom relacionamento entre empregador e empregado, as empresas que tiverem interesse, podem, por mera liberalidade e a critério de cada lojista, se valer de algumas alternativas para os dias do evento, dentre elas: 

Paralisar as atividades e disponibilizar televisores em suas dependências durante a transmissão, retornando às atividades logo após o termino da partida.

Em dias de jogos às 13h, a empresa poderá fechar, 30 minutos antes do início das partidas, dispensar os colaboradores para assistirem aos jogos fora da empresa, retornando às atividades 30 minutos após o termino dos jogos.

Em dias de jogos às 16h, a empresa poderá, 30 minutos antes do início das partidas, dispensar os colaboradores, retornando às atividades no dia seguinte.

O SINDICOM destaca ainda que, havendo acordo de banco de horas já estipulado pela empresa, está poderá se utilizar deste meio para liberar os empregados de suas atividades em determinados dias, lançando as horas de folga no banco de horas, as quais poderão ser compensadas ao longo do periodo do acordo.

Ressaltando que as faltas ou saídas não autorizadas pelo empregador nos dias dos jogos, podem ser descontadas dos empregados, bem como o descanso semanal remunerado.



Valéria Cristina
Valéria Cristina
Acadêmica de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Membro da equipe de Jornalismo do Imperatriz Online e Mais Maranhão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Populares

- Publicidade -

Ultimos Comentários

× WhatsApp