30 C
Imperatriz
sexta-feira, dezembro 2, 2022
spot_img
InícioCidadeCarreta da Saúde vai realizar exames gratuitos de hanseníase em Imperatriz 

Carreta da Saúde vai realizar exames gratuitos de hanseníase em Imperatriz 

A partir desta quinta-feira (10), até sábado (12), a Carreta Novartis da Saúde vai estar em Imperatriz realizando testes de hanseníase de forma gratuita, na Praça da Bíblia, no Centro. Deve comparecer para realizar o teste de hanseníase, pessoas de todas as idades que apresentam manchas na pele, como bolha, erupções, perda de cor, vermelhidão, entre outras suspeitas.

Também é indiciado a comparecer para testagem, pessoas que tenham registro de casos de doenças de pele na família. Para realizar o exame o paciente deve levar RG, CPF e Cartão do SUS. O atendimento inicia às 08h e vai até às 12h (meio dia).

De acordo com o Boletim Epidemiológico da Hanseníase do Brasil, em 2021, o Maranhão foi o Estado no Brasil que registrou o maior número de novos casos de hanseníase em pessoas menores de 15 anos, sendo 126 casos. 625 (4,1%) foram registrados em menores de 15 anos no País. 

De acordo com o boletim, os dados correspondentes aos anos 2016 a 2020, deixaram o Maranhão em segundo. Ainda segundo o boletim, o MA é o 3º estado com a maior taxa de detecção geral de novos casos de hanseníase a cada 100 mil habitantes, entre os anos de 2010 a 2021. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde em janeiro de 2022.

Nos dias seguintes, a carreta vai permanecer no mesmo local e atendendo no mesmo horário, segundo as informações divulgadas pela prefeitura de Imperatriz até o momento desta publicação.

A carreta da saúde tem como objetivo melhorar e levar o atendimento médico no quesito doenças negligenciadas, que tem como principal objetivo, atuar combatendo  a hanseníase. A Carreta Novartis da Saúde viaja para todos os estados brasileiros e atende gratuitamente. Os profissionais esclarecem dúvidas e conscientizam a população sobre a prevenção da hanseníase. 

A carreta é do projeto do Ministério da Saúde e em Imperatriz vai ter apoio dos profissionais da saúde municipal, da equipe do Centro de Referência em Dermatologia Sanitária e Atenção Básica.

A hanseníase é transmissível?

Sim! Ela é transmitida por meio de gotículas de saliva eliminadas na fala, tosse ou espirro de pessoas que têm a doença e que não são tratadas. 

Com o início do tratamento, a transmissão é interrompida. Todas as pessoas que convivem com uma pessoa diagnosticada com hanseníase, devem passar pelo exame. O contato com a pele ou objetos não transmite a doença.

Alguns sintomas: 

Manchas em qualquer parte do corpo, com perda ou alteração de sensibilidade ao calor, dor ou tato (se queima ou machuca sem perceber);

Formigamentos, choques, agulhadas, câimbras ou dormência nos braços e pernas;

Diminuição da força muscular, dificuldade para pegar objetos, segurar chinelos nos pés;

Nervos engrossados e doloridos, feridas difíceis de curar, principalmente em pés e mãos;

Áreas da pele muito ressecadas, que não suam, com queda de pelos, (especialmente nas sobrancelhas), caroços pelo corpo;

Coceira ou irritação nos olhos;

Entupimento, sangramento ou ferida no nariz.

Nathalie da Costa
Nathalie da Costa
Repórter, pesquisadora e graduanda do 8º período de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, na Universidade Federal da Maranhão (UFMA).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Populares

- Publicidade -

Ultimos Comentários

× WhatsApp